BOTOX: O que o Dentista tem a ver com isso?

botox

Nesse novo post gostaria de abordar um tema que causa alvoroço, principalmente nas mulheres: A toxina Botulínica, mais conhecida por uma marca comercial, o BOTOX.

Pois é, existem várias marcas comerciais de toxina botulínica  e o BOTOX é a mais conhecida delas.

Quando as pessoas ouvem falar de toxina botulínica ou botox, logo pensam no tratamento para rugas. Mas, além de ajudar a suavizar marcas e linhas de expressão, a aplicação da toxina pode ajudar também a tratar outros problemas, inclusive na Odontologia. Para outros tratamentos, clique aqui!

Tá Dr. Santiago, o Dentista pode aplicar BOTOX? 😳

botoxApós ter seu uso aprovado por lei, os dentistas passaram a aplicar a toxina para várias finalidades terapêuticas.

Na Odontologia, o Botox veio para aliviar as dores dos pacientes com apertamento noturno e bruxismo; para tornar mais belos os sorrisos das pessoas com excesso de exposição de gengiva; prevenir retrações gengivais anteriores ligadas à força muscular excessiva; devolver a paz àqueles que sofrem de alguns tipos de dores  de cabeça crônicas; promover inclusão social em portadores de paralisias faciais; harmonizar as contrações musculares, responsáveis pelas dobras na pele, as (temidas) rugas precoces. Tudo se resume em devolver o equilíbrio dos músculos faciais, tanto da mímica facial, quanto dos músculos mastigatórios.

Como funciona?🤔

A toxina, ao entrar em contato com o músculo, o impede de contrair, porém deve-se tomar o cuidado de aplicar o suficiente para equilibrar sua ação e não paralisá-lo. Os músculos da face exercem suas funções e têm uma linha de atuação. A aplicação deve trazer o equilíbrio, evitando efeitos colaterais como: sobrancelhas “caídas”; “queda” da pálpebra; sorrisos assimétricos, etc.

Alguns fatores alteram o tempo de duração do efeito da toxina, que, em geral,dura de 04 a 06 meses. Como todo medicamento, tem algumas contraindicações. Uma boa avaliação, diagnóstico e definir os objetivos da aplicação são fundamentais para elaborar o mapa com os pontos de depósito da toxina.

 Tenho casos de pacientes que tomavam analgésicos para dor de cabeça mais de 04 vezes por semana e que pararam o uso, após a aplicação nos músculos que elevam a mandíbula. Outros não conseguiam abrir a boca, pela manhã.

A Chegada da Toxina Botulínica na minha prática foi muito importante, dando mais qualidade de vida aos meus pacientes. Bem, espero que você tenha gostado deste post. Entre em contato conosco no nosso site. Deixe sua opinião ou comentário.

Até a próxima.

Dr. Viladimir Santiago
Ortodontista e Sócio Proprietário
Clínica Santiago – Ortodontia


Gostou? Tenho certeza que sim!

Comente e compartilhe com quem você conhece. Tenho certeza que essas informações podem ajudar muitas pessoas.

E se você se identificou com algo relatado aqui e gostaria de uma melhor orientação, clique aqui e marque uma consulta conosco. Será um prazer atender você!

Siga-nos nas Redes Sociais

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.